sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Especial: PAMA-LS


ESPECIAL: PAMA-LS
PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO DE LAGOA SANTA-MG




O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (ICAO: SBLS) , na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é um complexo industrial que presta serviços de manutenção para cerca de er% da frota de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), que todos os anos promove festividades abertas ao público nas datas comemorativas da aviação.


Em 1935 foi laçada, em Lagoa Santa, a pedra fundamental das instalações destinadas a abrigar o primeiro núcleo industrial para a construção de aviões e hidroaviões no Brasil. A data marca ainda o primeiro pouso e decolagem de um avião no aeródromo.


PAMA-LS no Caldeirão do Hulk
na Rede Globo:



Em 1974, pelo Decreto Nº74.102, a organização recebeu a categoria de Parque de Material Aeronáutico, como reconhecimento do trabalho desempenhado nas oficinas de manutenção, reparação e inspeção de aeronaves.

Atualmente, o PAMALS atua na inspeção, manutenção e reparação da enorme frota de aeronaves da FAB, e também criação e manutenção de equipamentos como capacetes de voo, bots salva-vidas, pára-quedas e assentos ejetáveis.


O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa é responsável, ainda, pelo apoio administrativo ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Confins (DTCEA-CF) e de Lagoa Santa (DTCEA-LS),além da Prefeitura de Aeronáutica de Lagoa Santa (PALS). Carrega a peculiaridade de ser, no âmbito do Comando da Aeronáutica, o único Parque a ter subordinado um Esquadrão de Saúde Reforçado (DESR), uma Seção Mobilizadora (SMOB-37) e um Serviço de Capelania (Paróquia Nossa Senhora de Loreto), além de abrigar um Estabelecimento de Ensino (Escola Estadual Tiradentes).


O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), que hoje funciona no Aeroporto da Pampulha, será transferido para a Base Aérea de Lagoa Santa. As novas edificações do CIAAR serão construídas em uma área de 700 mil metros quadrados e abrigarão 60 salas de aulas, auditório para 980 pessoas, ginásio de esportes, seis alojamentos, dois hotéis, prédio do comando e outras instalações, totalizando 57 mil metros quadrados de área construída.



O CIAAR é hoje o principal centro de formação de oficiais da FAB - cerca de 600 por ano -, respondendo por 76% do pessoal de nível superior da instituição. Ele faz a adaptação à Aeronáutica de médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, capelães, administradores, arquitetos, analistas de sistemas, comunicólogos, pedagogos, psicólogos, advogados, assistentes sociais e outros profissionais. Também forma especialistas de carreiras exclusivas da FAB.

Eventos na PAMA- LS:


2012


2011



Visite o evento "Portões Abertos da FAB"
Veja as cidades que irão receber o evento esse ano:




Conheça:


Fonte: Wikipédia / FAB TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário