quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

O que é Trailing Cone?



Trailing Cone (Cone estático de fuga)

Trailing static cones



Vamos conhecer hoje um componente/equipamento que chamou a atenção de muitas pessoas, inclusive eu. Podemos visualizar no 1º voo do KC-390, no dia 3 de fevereiro de 2015, (aos 1m 15seg do vídeo do KC-390), um "cabo" e um "cone" pendurados na parte traseira da aeronave. Agradeço ao colega Mitchel que me ajudou na solução desse mistério. 




O nome desse equipamento é TRAILING CONE 




Quando uma aeronave está em fase de testes (Primeiro voo) é comum o uso desse equipamento para se coletar medidas sobre a pressão do ar. Esses dados servem para calibrar os instrumentos da aeronave. Durante a decolagem podemos vê-lo recolhido, e o mesmo se estende no momento do voo, ficando mais distante da cauda do avião, onde não haveria interferência da aeronave para se realizar tal medição.




 Foram testados em 1950 e 1960 como um meio simples de calibrar a pressão estática (dados e relatórios de altitude e pressão). O equipamento faz isso por meio de uma medição precisa da pressão atmosférica ambiente (pressão estática) bem longe de fuselagem da aeronave. O sistema de cone de fuga pode medir até 1 a 1,5 vezes o tamanho da envergadura da aeronave contém um tubo de pressão de alta resistência. A pressão estática é medida através de várias portas estáticas. 


Vídeo:



As calibrações em voo de precisão são utilizados para quantificar ou verificar o desempenho do sistema de altimetria


Data Sheet - PN 100100 Trailing Cone


Static Source Error Calibration Tool for Flight Test and RVSM Certification

trailing cone for RVSM certification

Summary Features

Rugged Stainless Steel, Nylon, and Composite Fiber Construction

Easy Connection to the Aircraft Using Standard AN Fitting
Spare Cone Provided Standard
User-Specified Length
Optional Technical Documentation
Range of Accessories
100100 trailing cone for RVSM certification and flight test


Para pesquisa:

Um comentário:

  1. Muito obrigado pela informação. Estava precisando de uma descrição mais detalhada desses dispositivos e encontrei aqui

    ResponderExcluir