☜☆☞ Biblioteca



BIBLIOTECA DA AVIAÇÃO - SUGESTÕES DE LIVROS





Indicados para:
Pilotos, comissários, mecânicos e entusiastas da aviação
Uma seleção baseada em indicações de grupos de discussão e amigos blogueiros


Motores a Reação Autor: Bianch

O livro Motores a Reação contém informações que asseguram um aprendizado integral da matéria. De maneira simples e objetiva é possível adquirir conhecimentos gerais englobando o universo dessa nova categoria de motopropulsor, tornando o aluno familiarizado e em condições de compreender com facilidade outros dispositivos de empuxo, mais simples ou mais complexos, que possivelmente sejam encontrados no decorrer do desempenho das funções em suas carreiras profissionais. Destinado à pilotos nos níveis PC, IFR, PLA e para Mecânicos de Aeronaves - CAT I e CAT II, esta publicação é a escolha certa para aqueles que desejam um aprendizado eficiente, contando ainda com o auxílio de questões com gabarito ao final.



Na Trilha da Fumaça - Ricardo Beccari

Na Trilha da Fumaça é o novo livro do renomado fotógrafo Ricardo Beccari, especialista em fotos de aviação. A obra foi lançada nas comemorações do 60º aniversário do EDA e mostra a Fumaça nas mais belas paisagens do Brasil e em outros países. Acompanhando a equipe em circuitos nacionais e internacionais, o "Fumaça Honorário" usou de todo o seu profissionalismo e dom artístico para presentear o público com as mais incríveis imagens da Esquadrilha da Fumaça.


Além dos Manuais - Nelson de Souza Taveira

Além dos Manuais busca contribuir para a segurança de voo, seja por meio de ensinamentos, seja por ilustrações, análises e comentários sobre alguns acidentes aeronáuticos, ocorridos no Brasil e no exterior. Dentro desse universo, é dada particular ênfase aos acidentes em que houve relevante contribuição do fator humano.
A apresentação em forma de diálogos faz com que um conteúdo de grande interesse para os profissionais da aviação seja transmitido de maneira simples e ao alcance de todos. São discutidos os limites aerodinâmicos, estruturais e de propulsão de um avião, além de uma análise detalhada das fases de decolagem e aproximação à luz das exigências dos requisitos para certificação aeronáutica. O livro encontra-se dividido em duas partes: a primeira, de maior interesse para os pilotos militares e, a segunda, para os pilotos civis. Entretanto, devido à existência de assuntos que interessam a ambas as categorias, as partes não são estanques, devendo ser objeto de atenção de todos os leitores para um melhor aproveitamento.

Os diálogos abrangem todas as fases do voo: da decolagem ao pouso. Os temas foram escolhidos em função de sua contribuição para a segurança de voo. Com isso, especial ênfase é dada ao voo com mau tempo, com destaque para as fases de decolagem, aproximação e pouso em condições de turbulência.

Enfim, a obra é principalmente dirigida aos pilotos mais jovens. Entretanto, pilotos experientes também poderão encontrar nele informações bastante úteis para o seu desenvolvimento profissional.


Ágape para Ícaro - Clarindo dos Santos

Escrever história é o mesmo que estudar matemática, visto que em ambas: “Cada antecedente está para o seu consequente”.
Na qualidade de seu biógrafo, penetrei na vida do Ten. Brig. do Ar Paulo Victor da Silva, fiz deste corolário uma passarela, passeando sua vida por ela. Todas foram importantíssimas, mas o fato de ter sido compadre do seu colega Major Rubens Florentino Vaz tendo por esse motivo reunido um grupo de companheiros e prendido em uma semana os assassinos do compadre, graças ao recolhimento dos armários do vestiário destinado aos “guarda-costas” do Getúlio, documentos que comprometiam o próprio presidente e seu Ministro da Justiça Tancredo Neves dentre outros personagens importantes na vida do País de então. Este fato, a imprensa da época fez questão de omitir.
Ao lume do ocorrido, não restou para o Presidente outra solução a não ser o suicídio. Aí estava o antecedente, e o consequente apareceu dez anos depois em 1964. A nossa História sempre foi escrita e contada pelos “vencedores”, maldita herança recebida dos nossos colonizadores.
A partir daí, a vida profissional do meu biografado tomou rumos diferentes: Jacareacanga, criação do Parque de Material Eletrônico da Aeronáutica (PAME), comando do Centro Tecnológico de Aeronáutica (Aeroespacial), hoje – DCTA, ação que culminou com a fabricação do “Bandeirante”, geratriz da EMBRAER e mais uma série de comandos detalhados no livro em questão.



Caixa preta – Ivan Sant’Anna

Reconstituição de três desastres que entraram para a história da aviação brasileira – O Boeing 707, que decolou do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para um vôo de 14 horas rumo a Orly, na França (1973); Ponte aérea Brasília-Belo Horizonte-Rio pilotado por Murilo de Lima e Silva, que naquele dia comandava o VP-375. até que um dos passageiros, armado, ordena que o avião seja espatifado no Palácio do Planalto(1988); o desastre do avião que ficou perdido em algum ponto entre Marabá e Belém, num vôo cego comandado por Cezar Augusto Garcez (1989) .

Perda total – Ivan Sant’Anna

Os voos 402, 1907 e 3054 protagonizaram episódios considerados trágicos na história da aviação brasileira. A ausência de sobreviventes tornou esses acontecimentos estarrecedores. Por três anos, o autor investigou as causas e as consequências dos acidentes. Mergulhou em arquivos, inquéritos, processos judiciais, relatórios, gravações das caixas-pretas. Ouviu os parentes das vítimas, pilotos comerciais, projetistas de aviões, engenheiros e peritos. Do embarque de cada passageiro até os momentos finais do voo, o autor reconstitui a movimentação na cabine, as ordens das torres de comando, as condições do tempo, da pista e do avião.


Guia do observador de nuvens – Gavin Pretor-Pinney

Uma combinação de referências históricas, culturais e científicas, ilustrada com fotos, que informa e diverte. Aborda a origem e os tipos de nuvens; sua influência no clima e no aquecimento global; o fascínio despertado por suas formas; a aplicação em estratégias de guerra e o vôo radical dos planadores que surfam a nuvem mais famosa da Austrália, entre muitas curiosidades. Uma história bem curiosa é a do homem que caiu dentro de uma nuvem de tempestade severa, a Cumulonimbus (e sobreviveu para contar como é lá dentro).

Teoria de Voo – Newton Soler Saintive

Livro de teoria e exercícios, com muitas ilustrações. Uma ressalva é com relação à explicação dada de como o avião voa, em que ele ignora o princípio de Bernoulli para formar a força de sustentação, considerando apenas a 3ª lei de Newton (ação e reação). Na verdade existem os dois fenômenos ocorrendo concomitantemente.


Performance de aviões a jato (Peso e Balanceamento) – Newton Soler Saintive

Aborda peso, balanceamento, performance e planejamento de voo, tópicos cobrados no curso de Piloto Comercial (PC). Peso e balanceamento também são abordados na matéria de Teoria de Voo para comissários.


Aeronaves e motores – Jorge M. Homa

Livro que explica a teoria de uma maneira bem direta e com muitas figuras técnicas de todas as partes da aeronave. Também apresenta 300 exercícios.


Nova síntese da navegação aérea – Manoel Agostinho Monteiro

Aborda orientação, unidades, instrumentos, fuso horário, rumo, proa, etc. Também inclui Princípios da Navegação Eletrônica e o GPS, que não faz parte do programa do IAC, mas já está sendo muito usado na vida prática dos Pilotos Privados. Apresenta vários exercícios. Possui a primeira parte (PP) e segunda parte (PC).

Três céus – Enderson Rafael

Romance que tem como protagonistas tripulantes técnicos e comerciais de uma grande companhia aérea brasileira. Suas três tramas, que se entrelaçam e se somam na parte final do livro, e suas histórias de amor, dramas pessoais, aventuras e paixões têm como pano de fundo o universo da aviação.


Quando a sombra descola do chão – Daniele Del Giudice

O vôo e os aviadores, suas glórias e tragédias são o tema dos contos desse livro. O autor dá voz a existências que se perderam na poeira dos relatos de voo, das fotografias de aeroclube, das conversas nostálgicas em hangares. Explora o medo e suas variantes, a gênese e o mistério dos acidentes, a relação entre o voo e os sentidos do corpo, a mitologia dos ases de batalha, o orgulho posto à prova e o abismo que separa ações no ar e na terra. Alguns de seus personagens são mitos da aviação – o escritor e piloto francês Saint-Exupéry, por exemplo, morto num acidente até hoje misterioso.





Envie a sua sugestão...



Nenhum comentário:

Postar um comentário