Manuseios de solo


Manuseios de solo, segurança e equipamentos de apoio



Simulado / Slide-Resumo / Exercícios 
Referência para estudo



Resumo da matéria:


PROCEDIMENTOS DE PISTA Manuseios dos Equipamentos de solo, Segurança e Equipamentos de Apoio.
Fonte: Ver mais apresentações de Mariana Alvares

Exercícios:


Manuseio de solo/segurança e equipamento de apoio 

1 ) Para ancoragem de grandes aeronaves usa se_________ de________________ . 

2 ) Quais os cuidados que devemos observar na partida de motores de aeronaves?
R: 

3 ) As aeronaves modernas usam um ponto____________ de reabastecimento chamado de_____________ ou _______________ . 

4 ) Os sinais____________ enviados pela torre de controle devem ser observados aos _____________ uma aeronave . 

5 ) As unidades de força elétrica pode ser ______________ ou____________ própria . 

6 ) Os pátios de aeronaves devem possuir _____________de _________ para a amarração . 

7 ) No abastecimento de uma aeronave o caminhão deve ficar ____________ a asa ou de forma que possa ser ________________ o mais rápido o possível em caso de________________ . 

8 ) Os macacos devem ser comandados com um ______________ em cada um e trabalhando sob orientação de um observador que _____________ o ______________ das aeronave 

9 ) Nos motores a pistão do tipo radial ou estrela antes de dar a partida com a chave do magneto em____________ , girar a______________ com________________ . 

10 )Na _______________ de uma aeronave em caso de tempestade usa se uma amarração_______________. As aeronaves devem ser estacionadas de ________________para__________________ . 

11 ) Nos motores convencionais devemos _____________ a _____________ do ____________após o corte do motor . 

12 ) Aeronaves rebocadas devem ter uma pessoa _______________ na ____________ para auxiliar na visão __________________e a _____________ e também para acionar os_____________ caso a mesma se solte do garfo de reboque. 

13 ) Quais os tipos de partidas problemáticas em motores a pistão e a reação ?
R: 



Questões/Simulado I:


NOME:_________________________

AVALIAÇÃO:___________________


1- Na partida de um motor convencional, acontecendo um retorno de chama:
a) Liga-se a Máster
b) Embandeira hélice.
c) Abandona o local.
d) Mantenha a partida para consumir a chama de admissão.

2- É aconselhável utilizar fonte externa durante a manutenção do avião, devido:
a) Falta de piloto.
b) Falta de combustível
c) Motivos desconhecidos
d) A importância em poupar sistemas do avião.

3- Durante a partida de um motor de um avião, usando bateria do mesmo, é ideal manter os faróis de pouso e decolagem ligados.
a) certo.
b) Errado.
c) Certo, porque é noite.
d) Errado, porque é dia.

4- A corda de Nylon para Amarração com diâmetro de 5/8” possui resitência mínima à tensão igual a:
a) 10.000 Libras.
b) 10.000 Gramas.
c) 10.000 Psi.
d) 10.000 Ks/ cm¬¬¬¬.

5- Durante o “Push Back” de uma aeronave, o sistema direcional de nariz deverá estar desativado.
a) Exato.
b) Por vezes.

6- a aeronave deve ser calçada, as suas rodas, antes que os freios sejam aplicados e/ou as rodas estejam paradas.
a) Errado.
b) Certo.

7- Ao colocar um avião sobre macacos.
a) Não interessa a velocidade do vento.
b) O manual de manutenção não diz nada.
c) Devemos consultar o manual de manutenção.
d) Dentro do hangar não existe limitações.

8- Luzes da aeronave podem ser ligadas ou desligadas durante o abastecimento da mesma.
a) Certo.
b) Errado.

9- Incêndio em sistemas elétricos podem ser combatidos com água.
a) Errado.
b) Certo.

10- A espuma é indicada para combater fogo das classes “A” e “B”.
a) certo
b) Errado.

11- Fios de força ou extensões elétricas podem ser utilizadas:
a) Desenroladas e passadas sobre qualquer equipamento.
b) Enroladas igualmente às bobinas.
c) Ligadas somente em “DC”.
d) Desenroladas e entendidas adequadamente.

12- Soldagem podem ser executadas principalmente em peças instaladas no avião.
a) Certo.
b) Errado.

13- O sistema de oxigênio deve ser montado preferencialmente com óleo ou graxa.
a) Errado.
b) Certo.

14- Durante o abastecimento de combustível em uma aeronave, é necessário, em primeiro lugar:
a) Conectar a mangueira.
b) Ligar a bomba auxiliar do avião.
c) Ligar o fio massa do caminhão-pipa.
d) Fazer a leitura referente ao tanque central.

15- As fontes de ar para partida, são utilizadas nos motores:
a) Elétricos.
b) Turbojatos.
c) Convencionais.
d) Hidráulicos.

16- Uma bancada de testes hidráulicos portátil consegue maner uma pressão até:
a) 5 PSI.
b) 7 Kg/ Área.
c) 3000 PSI.
d) 275 Libras.

17- Fonte elétrica ( G.P.U) antes de remove-la da aeronave, quando o uso, é necessário:
a) Puxar com trator.
b) Puxar a unidade com às mãos.
c) Desligar da barra, desenergizando o sistema elétrico.
d) Simplesmente removendo o cabo elétrico.

18- Procedimentos de segurança antes da partida de um motor de uma aeronave, são:
a) Área livre, calços nas rodas, freios de estacionamento aplicados.
b) Aeronave dentro do Hangar e portas serradas.
c) Direcional de nariz desligado.
d) Dois mecânicos dentro da aeronave.

19- Após tentativas de partidas frustadas em dado motor covencional, percebemos que houve um excesso de combustível. Qual a melhor opição para liberação. imediata da aeronave para vôo? 
a) Tentar partida manual.
b) Acionar o afogador.
c) Contrariar o movimento da hélice manualmente.
d) Cortar combustível, manetes em Max. Potencia e acionar partida aproximadamente 30 seg. em seg. nova partida. 



Questões/Simulado II: (Com gabarito)


1-       Um dos procedimentos para partida em motores de aeronaves é fazermos uso de uma fonte de força elétrica sempre que a aeronave for equipada com arranque do tipo:
a)       manual.                                  
b)       pneumático.
c)       a ar.
d)       elétrico.

2-       Quando tocando uma hélice de motores convencionais, sempre devemos supor que a ignição esteja ligada, porque se a chave de ignição estiver defeituosa poderá permitir um fluxo de corrente no circuito primário do:
a)       gerador.
b)       alternador.
c)       dínamo.
d)   magneto.


3-       Motores turbohélice equipados com arranque tipo pneumático são supridos para partida do primeiro motor com uma fonte do tipo:
a)       Elétrica de Corrente Contínua.
b)       Elétrica de Corrente Alternada.
c)       GTC (Compressor de Turbina a Gás).
d)       Hidráulica.


4-       Numa partida de motor turbojato, em que a temperatura dos gases de exaustão excede os limites especificados, causados por mistura rica, esta é uma característica de:
a)       Partida falsa.
b)       Partida fria.
c)       Partida quente.
d)       Partida morna.


5-       As unidades menores de fonte de força, usadas para partidas em aeronaves pequenas, são equipadas com:
a)       UCG.
b)       Alternador.
c)       Dínamo.
d)       Baterias.


6-       Os tanques de óleo nunca devem ser enchidos até a sua capacidade máxima, ou seja, acima da marca de cheio, devido a expansão térmica do óleo causada pelo:
a)       Aquecimento ou altitude.
b)       Esfriamento ou altitude.
c)       Fluxo e resfriamento.
d)       Somente fluxo.


7-       A ancoragem é uma parte importante do manuseio no solo. Devido a tempestades súbitas, as aeronaves pequenas devem ser ancoradas:
a)       Antes do vôo e estacionada de frente para o vento predominante.
b)       Depois do vôo e estacionada de frente para o vento predominante.
c)       Depois do pré-vôo.
d)       Antes do vôo.

8-       Antes de movimentar uma aeronave que vai ser rebocada, uma pessoa qualificada deverá estar na cabine. A função dessa pessoa em comando é:

a)       Operar os freios no caso de falha do garfo.
b)       Operar os freios no caso do garfo soltar-se do trator.
c)       Operar a aeronave orientando-se pela bússola o seu destino.
d)       As respostas “a” e “b” estão corretas.


9-       A pessoa em comando da operação de reboque deverá verificar que, em uma aeronave com um sistema de direção da roda do nariz, a tesoura de travamento deverá estar destravada para permitir:

a)       O curso mínimo em reboque.
b)       O curso parcial em reboque.
c)       O curso entre 0º e 30º
d)       O curso total em reboque.


10-   É de nosso conhecimento que nunca devemos tentar tirar um calço no motor girando a hélice no sentido contrário, porque isto tende a injetar o óleo do cilindro através do(a):

a)       eixo da hélice.
b)       eixo do motor.
c)       válvula de admissão.
d)       válvula elétrica.



 11- O fogo classe “C” envolvendo fiação elétrica cede melhor a que tipo de produto para extinção de fogo?
a)       Água
b)       Pó quimico
c)       Dióxido de carbono
d)       Todas as acima


12- Quais são as letras que identificam os tipos de fogo e extintores?
a)       K-W-X-Y
b)       A- B- C- D
c)       Z-X- Y-K
d)       A-B-C-D-E


13- Qual procedimento deve ser tomado quando alguém for se utilizar de um extintor?
      a)  ter conhecimento do tipo de fogo
      b)  ter conhecimento do tipo de extintor
                  c)  saber manusear o extintor
                  d)  A- B- C   estão corretas


      14- Quais são os três itens necessários para se obter fogo?
a)       Gasolina- oxigenio e ar
b)       Nitrogenio- gasolina- oxigenio
c)       Oxigenio- combustivel e calor
d)       Álcool- gasolina- querozene



15-   Quando a aeronave tem inicio de fogo na roda do trem de pouso, a que tipo de fogo pertence?
a)       Classe B
b)       Classe A
c)       Classe C
d)       Classe E


Gabarito Simulado II:

1-D       2-D       3-C       4-C       5-D       6-A       7-B       8-D       9-D       10-       11-C          12-B     13-D     14-C     15-B



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