Inspeção

Princípios da Inspeção

END - ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS
(NDT Non destructive test / NDI Non destructive Inspection)


PM - Partículas Magnéticas
LP - Líquidos Penetrantes
RX - Raio X
US - Teste Ultra-sônico
EC - Eddye Current (Corrente circular - Correntes parasitas)

Os Ensaios Não Destrutivos - END são técnicas não intrusivas para determinar a integridade do material, peça ou estrutura, ou para medir quantitativamente uma dada característica de um material; ou seja, inspecionar ou medir sem danos, daí a noção de não destrutivo. END tem o mesmo significado de NDI (Nondestructive Inspection) ou NDT (Nondestructive Testing).



END´s constituem uma das principais ferramentas do controle de qualidade de materiais e produtos, contribuindo para garantir a qualidade, reduzir os custos e aumentar a confiabilidade da inspeção. São utilizados na fabricação, montagem, inspeção em serviço e manutenção, sendo largamente aplicados em soldas, fundidos, forjados, laminados, plásticos, concreto, entre outros, nos setores petróleo/petroquímico, nuclear, aeroespacial, siderúrgico, ferroviário, naval, eletromecânico e automotivo.




Os END incluem métodos capazes de proporcionar informações a respeito do teor de defeitos de um determinado produto, das características tecnológicas de um material, ou ainda, da monitoração da degradação em serviço de componentes, equipamentos e estruturas. Os métodos mais usuais de END são: ensaio visual, líquido penetrante, partículas magnéticas, ultra-som, radiografia (Raios X e Gama), correntes parasitas, análise de vibrações, termografia, emissão acústica, estanqueidade e análise de deformações.



Para obter resultados satisfatórios e válidos, os seguintes itens devem ser considerados como elementos fundamentais para os resultados destes ensaios:

Pessoal treinado e qualificado;
Procedimento qualificado para conduzir o ensaio;
Equipamentos devidamente calibrados;
Normas e critérios de aceitação perfeitamente definidos


 


Em face da complexidade em manter todo o avião em condições de realizar vôos a todo momento com índice de falhas zero, os ensaios não destrutivos são largamente utilizados na indústria aeronáutica. Existem diversos métodos de inspeção que são aplicados em função do tipo de material inspecionado, dos esforços gerados sobre ele e dos tipos de descontinuidades passíveis de serem detectadas pelo método. Vejamos alguns dos principais mais utilizados:

a) Ensaio Visual – é o método mais básico e comum de inspeção, pois é a utilização da visão humana, com ou sem o auxílio de aparelhos;




b) Ensaio por Ultra-Som – Monitoramento do comportamento de ondas de ultra-som em um material;






c) Ensaio por Partículas Magnéticas – Monitoramento do campo magnético residual de peças ferromagnéticas;

d) Ensaio por Radiografia RX– Monitoramento do comportamento de ondas radiológicas em um material;

e) Ensaio por Correntes Parasitas (Eddy Current) – Monitoramento do comportamento de correntes elétricas residuais em um material;




f) Ensaio por Líquidos Penetrantes – Monitoramento do comportamento de um líquido na superfície de um material;



g) Ensaio por Termografia – Monitoramento da distribuição de temperatura em um material;

h) Ensaio por Análise de Vibração – Monitoramento dos harmônicos de vibração existentes em um material;

i) Ensaio por Análise Espectrométrica – Monitoramento do comportamento do espectro de difusão de luz em um material no estado líquido;

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Inspeção visual

Testes não destrutivos pelo método visual constituem a mais velha forma de inspeção. De-feitos que possam passar despercebidos a olho nu podem ser ampliados até tornarem-se visíveis. Telescópios, boroscópios e lentes ajudam na execução da inspeção visual. 

Exemplos de inspeção com Boroscópio:




Para quem quiser saber mais sobre este tema, podem acessar um dos seguintes sites abaixo:


Veja uma instrução suplementar da ANAC sobre END´s


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