Desastres Aéreos


Os Maiores Desastres Aéreos da História




Tendo como referência o nº de vítimas fatais, segue a classificação dos piores acidentes aéreos da história. Normalmente não há apenas um fator determinante para que um acidente aéreo aconteça, e sim uma série deles. Cabe a nós, aeroviários e aeronautas buscar interromper essa cadeia com um trabalho sério de prevenção e nos piores casos, a correção.

Desde já, lamentamos todas as vidas ceifadas e prestamos a nossa homenagem aos familiares das vítimas.



1. Acidente de Tenerife (O Maior da História)

KLM voo KL4805 (Boeing 747 206B)  x  PAN AM voo PA1736 (Boeing 747-121)


Mortes: 583 pessoas

Quando: Em 1977, na Espanha (Ilhas Canárias)

Vídeo Explicativo

O que aconteceu: Em 27 de março, uma bomba explodiu no aeroporto de Gran Canaria, em uma das Ilhas Canárias. Com a ameaça de uma segunda bomba, vários voos foram desviados para o aeroporto de Los Rodeos, na ilha de Tenerife.
Muitas aeronaves alternaram Los Rodeos, mas os dois enormes 747 se tornaram um problema à parte, devido justamente ao seu tamanho. Os dois aviões foram estacionados em um pátio auxiliar localizado próximo à cabeceira 12 da pista, de tal forma que o avião da KLM obstruía a passagem do Jumbo da Pan Am. O caos se instalou no pequeno aeroporto, que não era equipado para atender tantos voos e tantos passageiros ao mesmo tempo.
O Comandante Jacob Van Zanten, da KLM, tinha um problema extra para lidar. Sua tripulação estava regulamentando, com o tempo de jornada prestes a terminar. Se a interrupção do voo durasse muito tempo, eles teriam que que sair para o repouso e o avião necessitaria de outra tripulação para concluir o voo. Essa tripulação teria que vir da Holanda e atrasaria a decolagem em pelo menos mais 12 horas. O avião teria que decolar de Las Palmas para Amsterdam no máximo até as 19 horas. Essa norma, pela regulamentação holandesa, não poderia ser descumprida em nenhuma hipótese, sob pena de responsabilização penal do comandante.

Van Zanten era um piloto bastante experiente. Aos 50 anos de idade, tinha mais de 12 mil horas de voo e era o piloto chefe de equipamento Boeing 747 na KLM. Seu prestígio era tão grande que aparecia nos anúncios da empresa em revistas européias. Ciente de suas responsabilidades, procurou economizar tempo, abastecendo 55 mil litros de querosene em Los Rodeos, o que poderia poupar 30 minutos de solo em Las Palmas. Van Zanten e sua tripulação aguardavam nervosamente a liberação do Aeroporto de Gando, para levar os passageiros, desembarcá-los rapidamente e voar para Amsterdam.

Por conta de erros e confusão no controle das decolagens e aterrissagens, dois Boeing 747 - um da KLM Royal Dutch Airlines e outro da Pan American World Airways - se chocaram próximos ao solo do aeroporto.

No avião da KLM, os 248 passageiros morreram. No avião da Pam Am, 335 dos 396 passageiros morreram. 


2. Acidente do Japan Airlines Voo 123


Mortes: 520 pessoas

Quando: Em 1985, no Japão

O que aconteceu: Em 1978 a aeronave Boeing 747SR sofreu um dano sério na fuselagem durante um voo, mas foi reparada pelo equipe da Boeing, que garantiu a sua segurança. O caso, contudo, foi decisivo para o acidente fatal, sete anos depois.

Em 12 de agosto, a aeronave da Japan Air Lines saiu de Tóquio com destino a Osaka. Pouco depois de decolar, o aparelho traseiro que controla a pressão explodiu - na mesma área do acidente de 1978 - , causando sérios danos a aeronave. 

O avião perdeu altitude e caiu. A explosão matou 520 dos 524 ocupantes.



3. Acidente de Charkhi Dadri


Mortes: 349 pessoas

Quando: Em 1996, na Índia

O que aconteceu: O acidente em 12 de novembro foi uma colisão entre duas aeronaves na região de Charkhi Dadri, na Índia.

O Boeing 747-100B da Saudi Arabian Airlines e o Ilyushin Il-76, da Kazakhstan Airlines, se chocaram e mataram todos a bordo em ambos os voos.

Investigações mostraram que houve falhas na comunicação entre as duas aeronaves e que o avião da Kazakhstan Airlines, em determinado momento, reduziu a sua altura de voo sem autorização e aviso.



4. Acidente de Ermenonville


Mortes: 346 pessoas

Quando: Em 1974, na França

O que aconteceu: Em 3 de março, o voo 981 da Turkish Airlines saiu de Istambul com destino a Londres. Em Paris, ele fez uma escala e seguiu viagem.

Na região de Paris, na floresta de Ermenonville, ele caiu e matou as 346 pessoas a bordo.

Uma escotilha traseira se danificou e houve despressurização. Os pilotos perderam o controle da aeronave, que caiu.



5. Acidente do Air India Voo 182

Mortes: 329 pessoas

Quando: Em 1985, no Oceano Atlântico

O que aconteceu: O voo 181/182 da Air-India chegou em Toronto, no Canadá, depois de voar por Bombaim, Delhi e Frankfurt. Ali, ele sofreu um pequeno reparo na asa esqueda.

O voo partiu então para Montreal, onde chegou em segurança. O voo mudou de 181 para 182 e se preparou para voltar para Bombaim, com paradas em Londres e Delhi.

Em 23 de junho, no caminho de Londres, no Oceano Atlântico, uma explosão aconteceu no compartimento de carga. O avião se dividiu em dois antes de atingir o mar e matar todos os 329 passageiros.

A explosão foi causada por uma bomba. Reportagens mostraram que um passageiro despachou a sua bagagem, mas não embarcou. A suspeita é que extremistas Sikh, que lutam na Índia, tenham promovido o atentado.



6. Acidente do Saudia Voo 163

Mortes: 301 pessoas

Quando: Em 1980, na Arábia Saudita

O que aconteceu: O avião da Saudia Arabian Airlines fazia um voo doméstico entre o Riyadh International Airport e o Jeddah-King Abdulaziz International Airport.

Em 19 de agosto, assim que decolou de Riyadh, ele pegou fogo e fez um pouso de emergência. Mas as 301 pessoas a bordo morreram.

Investigações posteriores apontaram que o comandante da aeronave falhou no procedimento de evacuação imediata da aeronave. 



7. Acidente do Iran Air Voo 655

Mortes: 290 pessoas

Quando: Em 1988, no Oceano Índico

O que aconteceu: No dia 3 de julho, o voo civil da Iran Air viajava entre Teerã, no Irã, e Dubai, nos Emirados Árabes, quando foi atingido por um míssil americano, disparado por um cruzador da Marinha americana, o USS Vincennes.

O governo americano alegou que suspeitou do avião e não sabia que transportava civis. O fato gerou uma crise diplomática.

A Corte Internacional de Justiça condenou os Estados Unidos a pagar 61,8 milhões de dólares em indenizações para as famílias.



8. Acidente da Guarda Revolucionária do Irã

Mortes: 275 pessoas

Quando: Em 2003, no Irã

O que aconteceu: Em 19 de fevereiro, o Ilyushin Il-76, do exército iraniano, caiu na região montanhosa de Kerman, matando os seus 275 ocupantes.

As causas do acidente ainda não são claras. As condições do tempo eram péssimas no momento do acidente, o que pode ter causado problemas na aeronave.

Mas o fato de que esse tipo aeronave costuma suportar menos de 200 pessoas levantou a suspeita de que, na verdade, teria ocorrido uma colisão no ar com outro avião.

O grupo extremista Abu-Bakr, sem muitos detalhes, disse que tinha sido o responsável pelo acidente.



9. Acidente de Chicago

Mortes: 271 pessoas

Quando: Em 1979, nos Estados Unidos

O que aconteceu: O voo 191 da American Airlines voaria em 25 de maio do Aeroporto Internacional O'Hare, em Chicago, para Los Angeles.

Assim que decolou em Chicago, ele perdeu o controle e caiu, matando os 271 passageiros e outras duas pessoas no solo.



10. Acidente do Korean Air Lines voo 007

Mortes: 269 pessoas

Quando: Em 1983, no Oceano Pacífico

O que aconteceu: Em 1º de setembro, o voo entre Nova York e Seul passava pelo Mar do Japão quando foi atingido por mísseis de um navio da Marinha soviética.

Todos os 269 passageiros morreram na hora. Entre os passageiros, estava o congressista americano Lawrence McDonald, o que causou uma crise diplomática entre os dois rivais da Guerra Fria.

Os soviéticos negaram, no começo, qualquer envolvimento com o acidente. Depois, admitiram o acidente, mas alegaram que o avião tinha invadido o espaço aéreo deles, na região do Alasca. 

OUTROS DESASTRES:


22 de maio - Air India Express - Um Boeing 737-800 não consegue frear e explode ao final da pista do Aeroporto Internacional de Mangalore, matando 158 pessoas. Oito passageiros sobreviveram.

12 de maio - Afriqiyah Airways - Um Airbus A330 perde o controle e cai na hora do pouso no Aeroporto Internacional de Tripoli, no Líbano. Uma criança holandesa sobrevive e 103 pessoas a bordo morrem.

10 de abril - Um Tupolev 154 que levava o então presidente da Polônia Lech Kaczynski cai perto do aeroporto de Smolensk, matando mais de 90 pessoas.

25 de janeiro - Ethipian Airlines - Um boeing 737-800 cai no Mar Mediterrâneo pouco depois de decolar do Aeroporto Internacional de Beirute, no Líbano. As 90 pessoas a bordo morreram.

2009

15 de julho - Caspian Airlines - Um avião russo Tupolev, que tinha como destino a Armênia, cai no norte do Irã e mata todas as 168 pessoas a bordo.

30 de junho - Yemenia Airlines - Um Airbus A310 cai no Oceano Índico, perto do arquipélago de Comoros. Apens uma pessoa sobrevive e 153 passageiros morrem.

1º de junho - Air France - Um Airbus A330 que saiu do Rio de Janeiro com destino a Paris cai no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo. Cinquenta corpos foram recuperados no oceano.

20 de maio - Força Aérea da Indonésia - Um cargueiro C-130 Hercules cai sobre uma vila em Java, matando ao menos 97 pessoas.

12 de fevereiro - Continental - Um Bombardier Dash 8 Q400 caiu sobre a cidade de Buffalo, em Nova York, minutos antes do po

uso, matando 49 pessoas.

2008

14 de setembro - Aeroflot - Um Boeing 737-500, que fazia a rota entre Moscou e Perm, na Rússia, caiu perto dos Montes Urais, matando as 88 pessoas que estavam a bordo.

24 de agosto - Itek Air - Um Boeing 737-200 cai minutos após decolar do aeroporto de Bishkek, capital do Quirguistão. Das 90 pessoas a bordo, 71 morrem.

20 de agosto - Spanair - Um MD-82 perde o controle e cai durante a decolagem no aeroporto de Barajas, em Madri. Das 172 pessoas a bordo, 154 morrem.

2007

30 de novembro - Atlasjet -

Um MD-83 cai em uma região montanhosa da Turquia, matando as 57 pessoas a bordo.

16 de setembro - One-Two-GO Airlines - Um MD-82 carregando 130 pessoas cai e pega fogo durante tentativa de pouso no aeroporto de Phuket, na Tailândia. Noventa pessoas morrem no acidente.

5 de maio - Kenya Airways - Um Boeing 737-800 cai no sul do Camarões, matando 114 pessoas a bordo.

1º de janeiro - Adam Air - Um Boeing 737-400 com 102 passageiros a bordo cai em região montanhosa da Indonésia. Todos os passageiros morrem.

2006

22 de agosto - Pulkovo Airlines - Um Tupolev Tu-154, que fazia a rota entre xx e yy, cai perto da cidade de Donetsk, na Ucrânia, matando as 170 pessoas a bordo.

9 de julho - S7 Airlines - Um Airbus A310 não consegue frear na hora do pouso e atinge uma barreira de concreto no aeroporto Irkutsk, na Rússia, Das 203 pessoas a bordo, 128 morreram.

3 de maio - Armavia - Um Airbus A320 cai no Mar Negro, na região da cidade russa de Sochi, matando as 113 pessoas a bordo.

2005

10 de dezembro - Sosoliso Airlines - Um DC-9 com 110 pessoas a bordo cai durante as operações de pouso em Port Harcourt, na Nigéria. Ao todo, 107 pessoas morrem.

22 de outubro - Bellview Airlines - Um Boeing 737 com 117 pessoas a bordo cai minutos após a decolagem na cidade nigeriana de Lagos, matando todos os passageiros.

5 de setembro - Mandala Airlines - Um Boeing 737-200 cai em Medan, Indonésia, matando 103 dos 111 passageiros, os 5 membros da tripulação e mais 47 pessoas em terra.

16 de agosto - West Caribbean Airways - Um MD-8 operado por uma empresa colômbiana cai em uma região remota da Venezuela, matando 160 pessoas a bordo. O avião, que seguia do Panamá para Martinica, estava lotado de moradores da ilha caribenha.

14 de agosto - Helios Airways - Um Boeing 737-300 que ia do Chipre para Praga, com 121 pessoas a bordo, cai no litoral grego e ninguém sobrevive.

16 de julho - Equatair - Se

ssenta pessoas morrem na queda de um Antonov, avião de fabricação russa, em Guiné Equatorial.

3 de fevereiro - Kam Air - Um Boeing 737 some dos radares perto da capital do Afeganistão, Cabul. Seus destroços são encontrados dois dias depois em meio a fortes tempestades de neve. As 104 pessoas a bordo da aeronave morreram.

2004

21 de novembro - China Eastern Airlines - Um Bombardier CRJ-200LR cai em um lago congelado no norte da China, matando 53 pessoas a bordo e duas pessoas em terra.

3 de janeiro - Flash Airlines - Um Boeing 737-300 de uma companhia egípcia cai no Mar Vermelho, matando as 141 pessoas a bordo. A maioria dos passageiros fazia parte de um grupo de turistas franceses.

2003

25 de dezembro - Union des Transports Aériens de Guinée - Um Boeing 727 não acelera o suficiente na decolagem, vara a pista e explode em uma praia de Cotonou, em Benin, matando 151 dos 163 pessoas a bordo.

8 de julho - Sudan Airways - Um Boeing 737-200 cai logo após decolar de Porto Sudão, no Sudão. As 117 pessoas a bordo da aeronave morrem.

6 de março - Air Algerie - Um Boeing 737-200 não alcança potência suficiente para decolar e explode no fim da pista. 102 pessoas a bordo morrem e uma sobrevive.

8 de janeiro - Turkish Airlines - Com muita neblina, um Avro RJ100 cai durante a aproximação final no aeroporto de Diyarbak¿r, na Turquia. Os cinco tripulantes e 70 dos 75 passageiros morrem.

2002

1º de julho - Bashkirian Airlines - Um Tupolev Tu-154 com 57 passageiros e 14 tripulantes se choca no ar contra um Boeing 757 de carga em Lake Constance, na Alemanha. Todas as pessoas nos dois aviões morrem.

25 de maio - China Airlines - Um Boeing 747-200 se desintegra sobre o Estreito de Taiwan, aparentemente por problemas na estrutura da aeronave. As 225 pessoas a bordo morrem.

7 de maio - China Northern Airlines - Um passageiro de um McDonnell Douglas MD-82 coloca fogo na cabine e o avião cai nas proximidades de Dalian. Os 103 passageiros e os nove tripulantes morrem.

4 de maio - EAS Airlines - Um avião BAC 1-11 500 cai em sobre uma uma área povoada de Kano, na Nigéria, logo após a decolagem. Os 75 passageiros morrem, assim como 73 pessoas em terra.

15 de abril - Air China - Com condições meteorológicas desfavoráveis, um Boeing 767-200ER colide contra uma montanha du

rante os procedimentos de pouso no aeroporto de Busan, na Coreia do Sul.

29 de janeiro - TAME - Um Boeing 727 que pousava em Tulcán, no Equador, com baixa visibilidade se choca contra um vulcão e mata as 94 pessoas a bordo.

2001

12 de novembro - American Airlines - Uma falha mecânica em um Airbus A300 durante que decolava de Nova York com destino a República Dominicana cai em uma área residencial do Queens matando 260 pessoas a bordo e 5 em terra.

8 de outubro - Scandinavian Airlines System - Um MD-87 colide com uma pequena aeronave durante a decolagem em Milão, na Itália, perde o controle e se choca contra um edifício de carga do aeroporto. As 110 pessoas a bordo do MD-87, quatro pessoas no Cessna e cinco pessoas em terra morrem.

3 de julho - Vladivostok Air - Um Tupolev Tu-154 russo perde o controle na hora do pouso em Irkutsk, na Rússia, e explode em uma floresta perto do aeroporto, matando 145 a bordo.

2000

30 de outubro - Singapore Airlines - Um Boeing 747 que ia de Taiwan com destino a Los Angeles cai após decolar em Taipei, matando 78 das 179 pessoas a bordo.

23 de agosto - Gulf Air - Um Airbus A320 cai no Bahrein ao perder o controle na hora do pouso. Todas as 151 pessoas a bordo morrem.

25 de julho - Air France - Um avião Concorde, o mais rápido do mundo, cai durante a decolagem em Paris após um dos tanques de combustível pegar fogo. As 109 pessoas a bordo morrem, assim como 4 pessoas em terra. Após o acidente, o Concorde foi aposentado.

17 de julho - Alliance Air - Um Boeing 737-200 cai sobre um conjunto residencial em Patna, na Índia, durante aproximação para o pouso no aeroporto da cidade.

19 de abril - Air Philippines - Um Boeing 737-200 cai sobre uma plantação durante a aproximaçao para o pouso no aeroporto de Davao del Norte, nas Filipinas. As 131 pessoas a bordo da aeronave morrem.

31 de janeiro - Alaska Airlines - Um MD-83 que fazia a rota entre o México e San Francisco, na Califórnia, cai no Oceano Pacífico n

a região de Los Angeles, matando as 88 pessoas a bordo.

30 de janeiro - Kenya Airways - Um Airbus A310 com 179 pessoas a bordo cai no Oceano Atlântico, na região da Costa do Marfim, poucos momentos após a decolagem. Apenas dez pessoas sobrevivem. 

Maiores Desastres Aéreos (BRASIL)


17 Julho de 2007 - São Paulo - 199 mortos 
O Airbus A320 da TAM, voo 3054, vindo de Porto Alegre, não conseguiu pousar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, atravessou a pista e colidiu contra um hangar da própria companhia área. Morreram no acidente as 187 pessoas a bordo da aeronave e outras 12 que estavam no edifício atingido

29 de setembro de 2006 - Mato Grosso - 154 mortos 
O Boeing B737-800 da Gol, voo 1907, saiu de Manaus (AM) rumo a Brasília, mas no ar colidiu com um jato Legacy, da Embraer, e caiu na Serra do Cachimbo, no Mato Grosso. Todos os 154 ocupantes morreram

31 de outubro de 1996 - São Paulo - 99 mortos 
Após apresentar problemas no reverso, um Fokker 100 da TAM, que saiu de São Paulo e tinha como destino o Rio Janeiro, caiu sobre casas na região do Jabaquara, zona sul paulista. Morreram os 96 ocupantes e mais três pessoas em terra

8 de junho de 1992 - Serra da Ataranha (CE) – 137 mortos 
O Boieng 727-212, voo 168, da Vasp, saiu de São Paulo, fez escala no Rio de Janeiro e a 8 km da cidade de Pacatuba, seu destino final, se chocou contra uma montanha da Serra de Ataranha, na região metropolitana de Fortaleza (CE). Todos os 137 passageiros a bordo morreram

12 de abril de 1980 – Florianópolis – 54 mortos 
O Boieng 727- 27C da Transbrasil decolou de Congonhas (SP) e se preparava para pousar no aeroporto de Florianópolis quando colidiu com o Morro da Virgínia, a 600 metros de altitude, no norte da cidade. A área de difícil acesso dificultou o acesso dos bombeiros e o resgate das vítimas. Apenas 4 das 58 pessoas a bordo conseguiram sobreviver

Junho 1960 – Rio de Janeiro – 53 mortos 
O avião da Companhia Real, do modelo Convair, caiu na Baia de Guanabara, Rio de Janeiro, matando 53 pessoas

Fevereiro 1960 – Rio de Janeiro – 61 mortos 

Em fevereiro, outro avião da Companhia Real sofreu acidente no Rio de Janeiro. A aeronave Douglas se chocou contra um quadrimotor da Marinha dos Estados Unidos no Rio matando 61 pessoas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário