Materiais de Aviação

Materiais de Aviação e Processos

Resumos, Simulado, Questionário e Vídeos





VÍDEOS:









Questionário:

1. Quais os parafusos utilizados onde se necessita de grande firmeza e que tem geralmente uma porca atarrachada?      • Bolts 2. Quais os parafusos que não necessitam de porca e não oferecem grande firmeza?      • Os de rosca soberba “screws”. 3. Na classificação de fios de rosca dos parafusos, como é lida a sigla 1-14NF e a sigla 4- 28NF?      • 1-14 indica que o parafuso de 1 pol. de diâmetro possui 14 fios de rosca por polegada rosqueada e a sigla 4-28, indica que um parafuso de ¼ de pol. de diâmetro, possui 28 fios de rosca por 1 pol. rosqueada.. 4. Como são classificadas as roscas dos parafusos?       • Classe 1: “Loose fit” Ajuste com folga.       • Classe 2: “Free fit” Ajuste livre com relativa margem de tolerância.       • Classe 3: “Medium fit” Ajuste médio, valor mínimo de folga.       • Classe 4: “Close fit” Ajuste forte, requisitos especiais.  5. Os parafusos podem ser identificados pelo formato da cabeça, método de fixação, material usado na fabricação ou ......................................      • Emprego determinado. 6. Os parafusos de aviação do tipo NA podem ser identificados pelo código marcado na cabeça. A marca geralmente indica o fabricante, o material de que é feito, se é do tipo padrão ou parafuso .............................................      • Especial. 7. Os parafusos especiais são normalmente identificados por uma letra ................ estampada na cabeça.      • “S”. 8. Os parafusos são encontrados em três estilos de cabeça. Quais são?      • Hexagonal, clevis e com olhal. 9. Quais os parafusos e porcas que não são usados quando tiverem que ser removidos repetidamente?      • Os de liga de alumínio. 10.Quando uma ajustagem forte é requerida, qual parafuso deve ser usado?       • Parafusos de tolerância mínima, de cabeça hexagonal ou chanfrada a 100°. 11.Qual parafuso do tipo especial é utilizado onde cargas de tensão são aplicadas?      • Os de cabeça hexagonal. 12.Qual parafuso para fins especiais é utilizado na junção de asas e outras uniões importantes da estrutura?      • Parafusos de retenção “Lokbolts” 13.Quais parafusos, compostos de três partes, parafuso, porca e luva, que tem alta resistência ao cisalhamento e a tensão, sendo utilizado muitas vezes em partes permanentes de estruturas antigas?      • Jobolts. 14.Quais os três tipos de parafusos de retenção?      • Convencional (Pull); Curto (Stump) e cego (Blind).  15.O que denominamos de “pega” na aviação?      • A espessura do material a ser unido. 16.Quais os dois grupos gerais que são divididas as porcas de aviação?
       • Comuns e auto-freno. 17.Quais as porcas do grupo das porcas comuns?      • A lisa, a castelo, a castelada de cisalhamentos, a sextavada lisa, a hexagonal leve e a lisa leve. 18.Qual a porca que é de construção robusta e é adequada para suportar grandes cargas tensionais?      • A porca sextavada. 19.Quais as porcas que não podem ser utilizadas em locais sujeitos a rotação?       • As porcas auto-freno. 




Mini Simulado: 

1- O processo de segurança utilizado na aviação, em parafusos, porcas, esticadores e elementos de fixação são :
a- Frenagem com arame simples e anel de pressão
b- Com colagem especial e contra pino
c- Método de frenagem com arame simples ou duplo, contra pino e anel de pressão
d- Arame de freno, anéis de pressão e porcas especiais, como auto-freno e contra-porca


2- Os vários tipos de rebites têm a finalidade de ?
a- Têm um valor melhor em todas as partes da aeronave
b- Á rebitagem é mais satisfatória do ponto de vista de firmeza e acabamento de junções e união de ligas de alumínio, na construção de aeronaves
c- Somente na asa da aeronave
d- NDA

3- Os principais tipos de rebites usados na construção de aeronaves são :
a- Rebites de pressão ajustáveis
b- Rebites de alta cravação
c- Rebites sólidos e especiais
d- NDA

4- Quais os métodos que resultam na corrosão e deterioração dos materiais :
a- Junção de materiais ferrosos, ligas diferentes, climatização, ar salino, áreas costeiras
b- Lavagem com produtos químicos
c- Tipos de pintura não qualificados
d- Ataque químico e eletroquimico

5- Qual o tipo de tratamento que alguns rebites devem receber antes da instalação :
a- Aquecimento e pintura
b- Tratamento a quente e recozimento
c- Tratamento químico e refrigerado
d- NDA

6- Á identificação nos rebites são geralmente feitas ?
a- No corpo com pintura
b- Na ponta com tipos de banho
c- Na cabeça classificando caractéres
d- NDA

7- A identificação do rebite abaixo está :
ANA470AD3-5 =  número de parte completa
NA  =  Air Force Navy
470  =  rebite de cabeça universal
AD  =  liga de alumínio 2117T
3  =  diâmetro 3/32”
5  =  comprimento 5/16

a- Certa
b- Errada



RESUMOS I e II - DICA:

São dois arquivos (Imagem)
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RESUMO I


RESUMO II




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