Materiais de Aviação e Processos
Resumos, Simulado, Questionário e Vídeos
VÍDEOS:
Questionário:
1. Quais os parafusos utilizados onde se necessita de grande firmeza e que tem geralmente uma porca atarrachada? • Bolts 2. Quais os parafusos que não necessitam de porca e não oferecem grande firmeza? • Os de rosca soberba “screws”. 3. Na classificação de fios de rosca dos parafusos, como é lida a sigla 1-14NF e a sigla 4- 28NF? • 1-14 indica que o parafuso de 1 pol. de diâmetro possui 14 fios de rosca por polegada rosqueada e a sigla 4-28, indica que um parafuso de ¼ de pol. de diâmetro, possui 28 fios de rosca por 1 pol. rosqueada.. 4. Como são classificadas as roscas dos parafusos? • Classe 1: “Loose fit” Ajuste com folga. • Classe 2: “Free fit” Ajuste livre com relativa margem de tolerância. • Classe 3: “Medium fit” Ajuste médio, valor mínimo de folga. • Classe 4: “Close fit” Ajuste forte, requisitos especiais. 5. Os parafusos podem ser identificados pelo formato da cabeça, método de fixação, material usado na fabricação ou ...................................... • Emprego determinado. 6. Os parafusos de aviação do tipo NA podem ser identificados pelo código marcado na cabeça. A marca geralmente indica o fabricante, o material de que é feito, se é do tipo padrão ou parafuso ............................................. • Especial. 7. Os parafusos especiais são normalmente identificados por uma letra ................ estampada na cabeça. • “S”. 8. Os parafusos são encontrados em três estilos de cabeça. Quais são? • Hexagonal, clevis e com olhal. 9. Quais os parafusos e porcas que não são usados quando tiverem que ser removidos repetidamente? • Os de liga de alumínio. 10.Quando uma ajustagem forte é requerida, qual parafuso deve ser usado? • Parafusos de tolerância mínima, de cabeça hexagonal ou chanfrada a 100°. 11.Qual parafuso do tipo especial é utilizado onde cargas de tensão são aplicadas? • Os de cabeça hexagonal. 12.Qual parafuso para fins especiais é utilizado na junção de asas e outras uniões importantes da estrutura? • Parafusos de retenção “Lokbolts” 13.Quais parafusos, compostos de três partes, parafuso, porca e luva, que tem alta resistência ao cisalhamento e a tensão, sendo utilizado muitas vezes em partes permanentes de estruturas antigas? • Jobolts. 14.Quais os três tipos de parafusos de retenção? • Convencional (Pull); Curto (Stump) e cego (Blind). 15.O que denominamos de “pega” na aviação? • A espessura do material a ser unido. 16.Quais os dois grupos gerais que são divididas as porcas de aviação?
• Comuns e auto-freno. 17.Quais as porcas do grupo das porcas comuns? • A lisa, a castelo, a castelada de cisalhamentos, a sextavada lisa, a hexagonal leve e a lisa leve. 18.Qual a porca que é de construção robusta e é adequada para suportar grandes cargas tensionais? • A porca sextavada. 19.Quais as porcas que não podem ser utilizadas em locais sujeitos a rotação? • As porcas auto-freno.
Mini Simulado:
1- O processo de segurança utilizado na aviação, em parafusos, porcas, esticadores e elementos de fixação são :
a- Frenagem com arame simples e anel de pressão
b- Com colagem especial e contra pino
c- Método de frenagem com arame simples ou duplo, contra pino e anel de pressão
d- Arame de freno, anéis de pressão e porcas especiais, como auto-freno e contra-porca
2- Os vários tipos de rebites têm a finalidade de ?
a- Têm um valor melhor em todas as partes da aeronave
b- Á rebitagem é mais satisfatória do ponto de vista de firmeza e acabamento de junções e união de ligas de alumínio, na construção de aeronaves
c- Somente na asa da aeronave
d- NDA
3- Os principais tipos de rebites usados na construção de aeronaves são :
a- Rebites de pressão ajustáveis
b- Rebites de alta cravação
c- Rebites sólidos e especiais
d- NDA
4- Quais os métodos que resultam na corrosão e deterioração dos materiais :
a- Junção de materiais ferrosos, ligas diferentes, climatização, ar salino, áreas costeiras
b- Lavagem com produtos químicos
c- Tipos de pintura não qualificados
d- Ataque químico e eletroquimico
5- Qual o tipo de tratamento que alguns rebites devem receber antes da instalação :
a- Aquecimento e pintura
b- Tratamento a quente e recozimento
c- Tratamento químico e refrigerado
d- NDA
6- Á identificação nos rebites são geralmente feitas ?
a- No corpo com pintura
b- Na ponta com tipos de banho
c- Na cabeça classificando caractéres
d- NDA
7- A identificação do rebite abaixo está :
ANA470AD3-5 = número de parte completa
NA = Air Force Navy
470 = rebite de cabeça universal
AD = liga de alumínio 2117T
3 = diâmetro 3/32”
5 = comprimento 5/16
a- Certa
b- Errada
RESUMOS I e II - DICA:
São dois arquivos (Imagem)
Para melhor visualizar, baixe os arquivos e abra em visualizador de imagens:
RESUMO I
RESUMO II
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