Combustíveis /Sistema de Combustíveis
Resumo / Exercícios / Questões de Referência
Combustíveis:
São : sólidos , liquidos e gasosos.
Sólidos = não usa
Gasoso = são desconsiderados , ocupam muio espaço.
Líquidos = usados atualmente pois são voláteis e não voláteis.
Volatilidade = é a capacidade do combustível evaporar, são os mais usados ex: Gasolina e Querosene.
Não Voláteis = mais difícil de evaporar ex: Diesel.
Calço Vapor = se a volatilidade for muito alta ou Pobre =( ar ) vaporizar muito rápida e não for uniforme pode causar calço de vapor nas linhas de combustíveis resultando até numa parado de motor.
Gasolina = a gasolina de aviação é composta de Hidrocarbonos, ou seja, Hidrogênio e Carbono. Água e Enxofre também estão presentes.
Chumbo Tetraetil ( TEL ) = é adicionado separado ao combustível para uma Alta Performance do Motor, ele inibe uma queima rápida e possui baixa corrosividade.
Formação de gelo no carburador = quanto mais volátil , mais rápida é a vaporização essa vaporização vira vapor de água e pode congelar os bicos e as válvulas e ficam na faixa de -1 á 4 grau celsius do ar exterior.
Combustíveis Aromáticos = contem muito hidrocarbonos para uma mistura rica e deforma as mangueiras e partes de borracha, para esse tipo de combustível usa se mangueiras especiais.
Detonação = é uma queima bruta e instantânea na câmara de combustão.
Pré – Ignição = é a queima do combustível fora de tempo, é o combustível e ar em pontos quentes na superfície da câmara de combustão.
Octanagem = é o poder anti – detonante da mistura ar/combustível e são designadas em Graus como 100/130 ou seja 100 é AR mistura POBRE e 130 é RICA Combustível é o mais usado sua cor é o VERDE. A mistura é expressa em 12:1 ou seja 12 é AR e 1 é combustível essa expressão 12:1 é considerado um mistura RICA.
Cores da gasolina de aviação :
91/96 Azul , 100/130 Verde, 115/145 Purpura
Cor da Tubulação do Combustível (FUEL) = Vermelha.
Tubulação do combustível = pode ser metálica ( alumínio ) ou tubo flexível ( Borracha Sintética ou Teflon ).
Ponto de Fulgor = é o ponto Maximo que o combustível resiste sem explodir aguardando o tempo correto
Combustíveis para motor a turbina = JET-A (- 40 graus F) querosene (Airbus) é o mais usado pois o querosene é pesado com um Alto ponto de fulgor e Baixo ponto de congelamento.O JET-B é parecido e também é usado pois os 2 são destilados e absorvem bem a água.OBS: em altas altitudes o querosene pode congelar mais fácil que a gasolina porque contem mais água denominando o nome GEL ou Gelo.
Cor do combustível Jato = é incolor e quando vai ficando mais velha fica de cor PALHA ou AMBAR.
Combustíveis a jato (querosene) = possui mais Viscosidade que a Gasolina.
Água = causa a proliferação de Fungos.
Sedimentos = normalmente é areia ou ferrugem e causa um mal funcionamento no filtro , 2 tipos, sedimento fino e grosseiro.
Sedimentos finos = menores que 10 microns 98% são eliminados pelos filtros.
Sedimentos grosseiros = maiores ou acima de 10 microns afetam os bicos.
Drenagem = Sempre que a aeronave estiver em repouso deve se drenar porque a água é mais pesada.
Controle de contaminação = usa se um filtro separador, o combustível a jato deve ser filtrado para um grau de 5 microns para partículas solidas e conter Menos de 0,0015% de água e o tanque onde fica estocado o combustível deve ser checado com PAPEL de TORNASSOL . Para uma checagem desse filtro separador se faz um teste de CLARO e BRILHANTE.
Filtros = são instalados nas bocas de abastecimentos do tanques e fica localizado no ponto mais BAIXO do sistema de combustível são de malha fina e malha grossa.
Tipos de alimentação de Combustível = os mais Simples são PRESSÃO e GRAVIDADE.
Armazenamento do combustível = são nas Asas.
Vents = são instalados na parte superior de cada tanque para diminuir sujeira ou gelo.
Células de combustíveis = 2 tipos , Células de BORRACHA e INTEGRAL.
Célula de Borracha = NÃO AUTO VEDANTE, feita de BORRACHA ou NYLON
Célula INTEGRAL = ``ASA MOLHADA`` faz parte da estrutura do avião, é VEDADA.
Bombas de combustíveis = são acionadas pelo motor da aeronave e são do tipo ALEITA ROTATIVA e DESLOCAMENTO POSITIVO.
Bombas auxiliares de combustíveis = são as bombas de RECALQUE que alimenta positivamente o combustível por pressão são sempre ativadas nos pousos e decolagens para maior segurança.
Bomba manual = avião pequeno.
Válvulas = serve para cortar combustível , seletora selecionar o tanque e motor, alimentação cruzada (cross feed), e transferência de combustível. Podem ser atuadas manualmente ou eletricamente.
Tipos de válvulas = corrediça , cônica , disco e do tipo POPPET (gatilho).
Indicadores de Quantidade de combustíveis = o mais Simples é o de VISOR de VIDRO. Tem mais 3 tipos : MECÂNICO , ELÉTRICO E ELETRÔNICO.
Mecânico = leitura direta.
Elétrico = tem um transmissor na Boia que envia 1 sinal elétrico para o indicador.
Eletrônico = é o mais preciso e mede o combustível em Peso por CAPACITÂNCIA o dielétrico que é o ISOLANTE e o próprio combustível no capacitor. Usa se um circuito Tipo Ponte.
Outros indicadores são do tipo: BAIONETA (vareta) , DRIP e Tipo VISOR.
Baioneta (vareta) = meio de indicação é uma vareta colocada na parte inferior da asa.
Drip = usa-se o método de tentativa , para achar o nível exato de combustível , processo lento
Tipo Visor = esse indicador tem uma haste longa de plástico LUCITE protegida por um tubo calibrado, sua ponta é de Quartzo e a transmissão é feita pela emissão de Raios de Luz.
Medidores de Fluxo de Combustível = nos aviões a turbina usa-se o sistema SELSYN.
Indicadores de PRESSÃO do combustível = aviões pequeno a PRESSÃO é medida pelo TUBO DE BOURDON. Aviões a Jato é medido por um TRANSMISSOR.
Sinal de Aviso de Pressao = esse sistema é instalado com a finalidade de que NÃO ligue uma válvula seletora sem que haja combustível no tanque.
Cross Feed (alimentação cruzada) = são para aviões de grande porte fica sempre na posição e fechada possui uma luz indicadora que fica acesa durante o transito de combustível, e apaga quando completo.
Indicador de temperatura de combustível = avisa quando em elevadas altitudes a presença formação de cristais de gelo no combustível.
Alijamento = é um sistema de emergência independente para cada asa. Esse sistema dispensa o combustível para pouso em emergência (grandes aeronaves).
Classificação de Vazamento de Combustíveis = 4 classes : (Infiltração lenta) (Infiltração) , (Infiltração Pesada) , (Vazamento Corrido).
Infiltração lenta = área molhada MENOR que ¾ de polegada.
Infiltração = de ¾ á 1 ½ de polegada.
Infiltração Pesada = de 1 ½ á 3 polegada.
OBS: em nenhuma das e classes acima , o vazamento chega a pingar , ou seja , esses tipos de vazamentos só são detectados após 30 minutos de inspeção.
Vazamento Corrido = é o mais perigoso , pois Pinga e escorre a aeronave fica indisponível para voo
QUESTÕES:
Questionário de Combustíveis e Sistema de combustível
1- Os sedimentos se apresentam como poeira, material fibroso, grãos, flocos ou ferrugem. Partículas ou grãos de sedimento para serem visíveis, indicam ter aproximadamente ___ ___________ ou mais em tamanho .
a) 5 microns;
b) 40 microns;
c) 2 microns;
d) 1 micron.
2- O sedimento que pode ser visto e separado do combustível, ou que pode ser filtrado, é um chamdo de :
a) sedimento grosseiro;
b) sedimento fino;
c) sedimento invisível;
d) Sedimento desprezível .
3-Aos combustíveis para turbina, deverá ser permitido um período de assentamento, correspondente a ________ para cada pé de profundidade do combustível estocado, antes de ser removido para uso.
a) 2 horas
b) 1 hora
c) 1 ½ hora
d) 3 horas
4-O combustível para turbinas, quando colocado nas aeronaves por caminhões tanques ou hidrantes, deverão ser filtrados para um grau de __________ para partículas sólidas, e conter menos de __________de água livre ou entranhada.
a) 5 microns / 0,1 %
b) 5 microns / 0,2 %
c) 10 microns / 0,5 %
d) 5 microns / 0,0015%
5-Aeronaves equipadas com motores de alta potência, requerem um sistema de combustível que forneça o combustível ao carburador a uma pressão:
a) positiva.
b) negativa
c) nula
d) neutra
6-Os aviões atuais poderão estar equipados com um ou mais dos seguintes tipos de células de combustível:
a) célula de borracha e célula integral ;
b) célula de borracha e célula de liga de alumínio;
c) Integral e segmentado
d) célula de borracha e segmentado.
7- Nos sistemas de combustível de aeronaves as tubulações metálicas são usualmente feitas de__________________ e, os tubos flexíveis, de_________________ .
a) Aço inoxidável / borracha sintética;
b) Liga de alumínio / borracha sintética ou teflon;
c) Liga de alumínio / borracha natural;
d) Aço inoxidável / liga de alumínio.
8-Os filtros de combustível são instalados :
a) nas saídas dos tanques ;
b) nas entradas dos tanques;
c) nas linhas de retorno;
d) somente na saída das bombas.
9-Antes da soldagem, o tanque deverá ser ventilado por um mínimo :
a) 2 horas;
b) 6 horas;
c) 8 horas;
d) 5 horas
10-Os vazamentos nas células de combustível, normalmente aparecem:
a) na parte inferior do revestimento das aeronaves;
b) na parte superior do revestimeto das aeronaves;
c) na parte lateral do revestimento das aeronaves;
d) não há possibilidade de vazamento em células de combustível.
1-B 2-A 3-B 4-D 5-A 6-A 7-B 8-A 9-C 10-A
Excelente... Mis sinceros agradecimientos desde Paraguay.
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