Combustíveis


Combustíveis /Sistema de Combustíveis




Resumo / Exercícios / Questões de Referência

Combustíveis:
São : sólidos , liquidos e gasosos.

Sólidos = não usa

Gasoso = são desconsiderados , ocupam muio espaço.

Líquidos = usados atualmente pois são voláteis e não voláteis.

Volatilidade = é a capacidade do combustível evaporar, são os mais usados ex: Gasolina e Querosene.

Não Voláteis = mais difícil de evaporar ex: Diesel.

Calço Vapor = se a volatilidade for muito alta ou Pobre =( ar ) vaporizar muito rápida e não for uniforme pode causar calço de vapor nas linhas de combustíveis resultando até numa parado de motor.

Gasolina = a gasolina de aviação é composta de Hidrocarbonos, ou seja, Hidrogênio e Carbono. Água e Enxofre também estão presentes.

Chumbo Tetraetil ( TEL ) = é adicionado separado ao combustível para uma Alta Performance do Motor, ele inibe uma queima rápida e possui baixa corrosividade.

Formação de gelo no carburador  = quanto mais volátil , mais rápida é a vaporização essa vaporização vira vapor de água e pode congelar os bicos e as válvulas e ficam na faixa de -1 á 4 grau celsius do ar exterior.

Combustíveis Aromáticos = contem muito hidrocarbonos para uma mistura rica e deforma as mangueiras e partes de borracha, para esse tipo de combustível usa se mangueiras especiais.

Detonação =  é uma queima bruta e instantânea na câmara de combustão.

Pré – Ignição = é a queima do combustível fora de tempo, é o combustível e ar em pontos quentes na superfície da câmara de combustão.

Octanagem = é o poder anti – detonante da mistura ar/combustível e são designadas em Graus como 100/130  ou seja 100 é AR mistura POBRE e 130 é RICA Combustível é o mais usado sua cor é o VERDE. A mistura é expressa em 12:1 ou seja 12 é AR e 1 é combustível  essa expressão 12:1 é considerado um mistura RICA.

Cores da gasolina de aviação :   
  91/96 Azul ,                100/130 Verde,               115/145 Purpura

Cor da Tubulação do Combustível (FUEL) = Vermelha.

Tubulação do combustível = pode ser metálica ( alumínio ) ou tubo flexível ( Borracha Sintética ou Teflon ).

Ponto de Fulgor = é o ponto Maximo que o combustível resiste sem explodir aguardando o tempo correto

Combustíveis para motor a turbina = JET-A (- 40 graus F) querosene (Airbus) é o mais usado pois o querosene é pesado com um Alto ponto de fulgor e Baixo ponto de congelamento.O JET-B é parecido e também é usado pois os 2 são destilados e absorvem bem a água.OBS: em altas altitudes o querosene pode congelar mais fácil que a gasolina porque contem mais água denominando o nome GEL ou Gelo.

Cor do combustível Jato = é incolor e quando vai ficando mais velha fica de cor PALHA ou AMBAR.

Combustíveis a jato (querosene) = possui mais Viscosidade que a Gasolina.

Água = causa a proliferação de Fungos.

Sedimentos = normalmente é areia ou ferrugem e causa um mal funcionamento no filtro , 2 tipos, sedimento fino e grosseiro.

Sedimentos finos = menores que 10 microns  98% são eliminados pelos filtros.

Sedimentos grosseiros = maiores ou acima de 10 microns afetam os bicos.

Drenagem = Sempre que a aeronave estiver em repouso deve se drenar porque a água é mais pesada.

Controle de contaminação = usa se um filtro separador, o combustível a jato deve ser filtrado para um grau de 5 microns para partículas solidas e conter Menos de 0,0015% de água e o tanque onde fica estocado o combustível deve ser checado com PAPEL de TORNASSOL . Para uma checagem desse filtro separador se faz um teste de CLARO e BRILHANTE.

Filtros = são instalados nas bocas de abastecimentos do tanques e fica localizado no ponto mais BAIXO do sistema de combustível são de malha fina e malha grossa.

 Tipos de alimentação de Combustível = os mais Simples são PRESSÃO e GRAVIDADE.

Armazenamento do combustível = são nas Asas.

Vents = são instalados na parte superior de cada tanque para diminuir sujeira ou gelo.

Células de combustíveis = 2 tipos , Células de BORRACHA e INTEGRAL.

Célula de Borracha = NÃO AUTO VEDANTE, feita de BORRACHA ou NYLON

Célula INTEGRAL = ``ASA MOLHADA``  faz parte da estrutura do avião, é VEDADA.

Bombas de combustíveis = são acionadas pelo motor da aeronave e são do tipo ALEITA ROTATIVA  e DESLOCAMENTO POSITIVO.

Bombas auxiliares de combustíveis = são as bombas de RECALQUE que alimenta positivamente o combustível por pressão são sempre ativadas nos pousos e decolagens para maior segurança.

Bomba manual = avião pequeno.

Válvulas = serve para cortar combustível , seletora selecionar o tanque e motor, alimentação cruzada (cross feed), e transferência de combustível. Podem ser atuadas manualmente ou eletricamente.

Tipos de válvulas = corrediça , cônica , disco e do tipo POPPET (gatilho).

Indicadores de Quantidade de combustíveis = o mais Simples é o de VISOR de VIDRO. Tem mais 3 tipos : MECÂNICO , ELÉTRICO E ELETRÔNICO.

Mecânico = leitura direta.

Elétrico = tem um transmissor na Boia que envia 1 sinal elétrico para o indicador.

Eletrônico = é o mais preciso e mede o combustível em Peso por CAPACITÂNCIA o dielétrico que é o ISOLANTE e o próprio combustível no capacitor. Usa se um circuito Tipo Ponte.

Outros indicadores são do tipo: BAIONETA (vareta) , DRIP e Tipo VISOR.

Baioneta (vareta) = meio de indicação é uma vareta colocada na parte inferior da asa.

Drip = usa-se o método de tentativa , para achar o nível exato de combustível , processo lento

Tipo Visor = esse indicador tem uma haste longa de plástico LUCITE protegida por um tubo calibrado, sua ponta é de Quartzo e a transmissão é feita pela emissão de Raios de Luz.

Medidores de Fluxo de Combustível = nos aviões a turbina usa-se o sistema SELSYN.

Indicadores de PRESSÃO do combustível = aviões pequeno a PRESSÃO  é medida pelo TUBO DE BOURDON. Aviões a Jato é medido por um TRANSMISSOR.

Sinal de Aviso de Pressao = esse sistema é instalado com a finalidade de que NÃO ligue uma válvula seletora sem que haja combustível no tanque.

Cross Feed (alimentação cruzada) = são para aviões de grande porte fica sempre na posição e fechada possui uma luz indicadora que fica acesa durante o transito de combustível, e apaga quando completo.

Indicador de temperatura de combustível = avisa quando em elevadas altitudes a presença formação de cristais de gelo no combustível.

Alijamento = é um sistema de emergência independente para cada asa. Esse sistema dispensa o combustível para pouso em emergência (grandes aeronaves).

Classificação de Vazamento de Combustíveis = 4 classes : (Infiltração lenta) (Infiltração) , (Infiltração Pesada) , (Vazamento Corrido).

Infiltração lenta = área molhada MENOR que ¾ de polegada.

Infiltração = de ¾ á 1 ½ de polegada.

Infiltração Pesada = de 1 ½ á 3 polegada.

OBS: em nenhuma das e classes acima , o vazamento chega a pingar , ou seja , esses tipos de vazamentos só são detectados após 30 minutos de inspeção.

Vazamento Corrido = é o mais perigoso , pois Pinga e escorre a aeronave fica indisponível para voo

QUESTÕES:

Questionário de Combustíveis e Sistema de combustível

1-      Os sedimentos se apresentam como poeira, material fibroso, grãos, flocos ou ferrugem. Partículas ou grãos de sedimento para serem visíveis, indicam ter aproximadamente ___ ___________ ou mais em tamanho .

a)      5 microns;
b)      40 microns;
c)      2 microns;
d)      1 micron.

2-      O sedimento que pode ser visto e separado do combustível, ou que pode ser filtrado, é um chamdo de :

a)      sedimento grosseiro;
b)      sedimento fino;
c)      sedimento invisível;
d)      Sedimento desprezível .

3-Aos combustíveis para turbina, deverá ser permitido um período de assentamento, correspondente a ________ para cada  pé de profundidade do combustível estocado, antes de ser removido para uso.

a)      2 horas
b)      1 hora
c)      1 ½ hora
d)      3 horas

4-O combustível para turbinas, quando colocado nas aeronaves por caminhões tanques ou hidrantes, deverão ser filtrados para um grau de __________ para partículas sólidas, e conter menos de __________de água livre ou entranhada.

a)      5 microns / 0,1 %
b)      5 microns  / 0,2 %
c)      10 microns / 0,5 %
d)      5 microns / 0,0015%

5-Aeronaves equipadas com motores de alta potência, requerem um sistema de combustível que forneça o combustível ao carburador a uma pressão:

a)  positiva.
b) negativa
c) nula
d) neutra

6-Os aviões atuais poderão estar equipados com um ou mais dos seguintes tipos de células  de combustível:
a) célula de borracha e célula integral ;
b) célula de borracha e célula de liga de alumínio;
c) Integral e segmentado
d) célula de borracha e segmentado.

7- Nos sistemas de combustível de aeronaves as tubulações metálicas são usualmente feitas de__________________ e, os tubos flexíveis, de_________________ .

a)      Aço inoxidável / borracha sintética;
b)      Liga de alumínio / borracha sintética ou teflon;
c)      Liga de alumínio / borracha natural;
d)      Aço inoxidável / liga de alumínio.

8-Os filtros de combustível são instalados :

a)      nas saídas dos tanques ;
b)      nas entradas dos tanques;
c)      nas linhas de retorno;
d)      somente na saída das bombas.

9-Antes da soldagem, o tanque deverá ser ventilado por um mínimo :

a)      2 horas;
b)      6 horas;
c)      8 horas;
d)      5 horas

10-Os vazamentos nas células de combustível, normalmente aparecem:

a)      na parte inferior do revestimento das aeronaves;
b)      na parte superior do revestimeto das aeronaves;
c)      na parte lateral do revestimento das aeronaves;
d)      não há possibilidade de vazamento em células de combustível.



1-B   2-A  3-B   4-D  5-A  6-A  7-B  8-A  9-C  10-A


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